segunda-feira, 16 de novembro de 2015

5 Aspectos que A Sociedade do Anel explica O Senhor dos Anéis

Certamente é difícil saber qual saga inglesa é a melhor de todos os tempos. Entretanto, J.R.R. Tolkien produziu uma obra que ultrapassou o seu tempo e invadiu o século XXI adentro. A Livraria Network traz 5 aspectos que existem no primeiro livro da saga de O Senhor dos Anéis que explicam muitos fatos ocultos no primeiro filme. Para quem não sabe, assim como os filmes, os livros foram lançados divididos, só que Tolkien escreveu todos antes de lançar o primeiro, diferentemente dos demais escritores de sagas.

1 - Um Prólogo Hobbit e Além
Como todos sabem, O Hobbit foi escrito primeiro que O Senhor dos Anéis. Todo o prólogo de A Sociedade do Anel é uma recuperação de fatos. Além de ser um capítulo considerável – pelo seu número de páginas -, este prólogo descreve muito a situação e a vida dos hobbits no Condado, como se Tolkien montasse um dossiê. Na versão estendida do filme, há depois da história do anel, um relato de Bilbo em que ele fala sobre os hobbits que se assemelha a esta descrição.


2 - 17 anos em 15 minutos
Sempre me pareceu estranho quando Frodo encontra Bilbo em Rivendell – Valfenda -, o idoso estar tão ancião. Algo que passa despercebido é que após a partida de Bilbo para o leste até Gandalf contar a história do anel para Frodo e enviá-lo pela jornada até Rivendell – algo de 15 minutos -, Frodo passa de 33 para 50 anos e Bilbo de 111 para 128 anos, além do velhinho não tem mais a longevidade que o Um Anel proporcionava para o seu portador.


3 – A Longa Jornada para Rivendell
O filme é piedoso com os fãs, pois se fosse extremamente fiel ao livro, ninguém suportaria 1h45min de jornada até Rivendell. Tolkien divide A Sociedade do Anel em dois livros: Livro I – A Jornada de Frodo até Rivendell; Livro II – A Partida da Sociedade do Anel até a sua Ruptura. Estas duas partes são iguais em número de páginas dando a dimensão de que os hobbits viajam de forma mais lenta sozinhos e que precisam fazer atalhos enormes para chegar até Bri por causa dos Cavaleiros Negros. É uma jornada cansativa até para o leitor!


4 – Por que Aragorn é o herdeiro do trono de Gondor?
Decidi colocar essa resposta aqui, pois é em A Sociedade do Anel que Legolas remete para Boromir, no Conselho de Elrond, que o general de Gondor era vassalo do cavaleiro andante. O livro repassa a história que é mais detalhada em outra obra de J.R.R. Tolkien – O Silmarillion -. Aragorn é herdeiro dos Dúnedein, uma linhagem perdida do grande reino Númenor em Gondor. Esse reino era uma mesclagem de elfos com homens. Seu último rei foi Elendil, pai de Isildur. Os descendentes de Isildur, que foram para o norte da Terra Média, são os Dúnedein ainda herdeiros reais de Gondor. O último deles era Aragorn.


5 – Os úteis presentes de Galadriel
Esta parte aparece na versão estendida do filme, mas é necessário lembrar. Ao saírem de Lothlórien, cada integrante recebe um presente da alta-elfa Galadriel. O presente mais conhecido é o de Frodo, a Luz de Eärendil, uma estrela guardada em um frasco que se ilumina nos momentos mais escuros, ao qual Frodo utiliza na luta contra a Aranha Gigante em O Retorno do Rei. Aragorn ganha o punhal de Celeborn. Legolas recebe o arco dos Galadhrim, feito das árvores de Lórien. Merry e Pippin recebem os punhais de Noldorin. Sam ganha uma corda élfica, o qual utilizam para prender Gollum – por isso a corda queimava! -. E o nosso querido Gimli pede algo fofo: um fio de cabelo de Galadrien a quem ele diz ser mais linda que qualquer joia extraída debaixo da terra e gostaria de algo para se lembrar daquela visão pelo resto da vida. Além disso, duas outras provisões são concedidas: as capas-élficas para os hobbits e as lembas, pães que satisfazem um homem com apenas um pedaço.

E aí, quais outros fatos você se lembra de ter lido em A Sociedade do Anel que pode explicar o filme? Lembrando sempre a vocês que estão começando a ler o blog: Os novos posts estão disponíveis todas as segundas-feiras. Para ler a sinopse de “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel”, já disponível, basta clicar aqui. Dê um like, se você acessou esse link pelo Facebook, e compartilhe nas redes sociais as postagens. Se você souber de mais algum fato de O Senhor dos Anéis ou quiser dar sua opinião, deixe nos comentários. Abraço galera e a Livraria Network agradece!

1 comentário:

  1. "Conheci" Tolkien e curto os filmes, através dos meus filhos, especialmente o Gustavo, um fã apaixonadíssimo! Não li os livros, mas eles sim. Com eles, esperei o lançamento de cada filme e depois, juntos, assistimos repetidas vezes e, confesso: amei!!!!

    ResponderEliminar