quinta-feira, 8 de outubro de 2015

5 Pontos entre “E Não Sobrou Nenhum” e “Jogos Mortais”

Poucos conhecem “E Não Sobrou Nenhum”, de Agatha Christie. O nome original é “O Caso dos Dez Negrinhos” - agora sabem do que estou falando -, hoje considerado título pejorativo. A obra publicada em 1940 é um romance de mistério que traz um contexto mais psicológico e psicótico do que a usual caça ao assassino por um detetive, especialidade de Christie. Por isso, lembrei-me de Jogos Mortais...

1 – Mr. Jigsaw ou Mr. Owen
Quem seria pior? Alguém te colocasse numa armadilha ou alguém que o convidasse para uma armadilha? Mr. Jigsaw, o palhacinho maroto, que colocou dois homens dentro do banheiro imundo é psicótico e quer que suas vítimas se sacrifiquem para dar “valor à vida”. Mr. Owen é um anfitrião muito bacana que convoca dez pessoas para seu casarão numa ilha, decidindo não aparecer e ditar, em alto e bom som, o que cada um dos seus convidados havia feito de errado e que a lei não conseguiu condenar durante suas vidas.

2- Um banheiro imundo ou uma ilha deserta
Engana-se quem escolheria uma ilha deserta sem acesso ou comunicação ao continente é mais voluntariosa e aconchegante. Imagine que o assassino pode estar à solta entre você e os outros nove integrantes da casa – ou podendo ser um dos integrantes da casa -. Talvez o quarto escuro seria a opção mais segura. Mas opções, as vítimas de Jogos Mortais não possuem. Enquanto tocam a fita e ouvem aquele celular, estão presos com grandes correntes em canos. Se alguma coisa cair do teto, não haveria sequer opção de sobrevivência.

3 – Culpa prévia ou Remorso
Aquele bullying que você cometeu um dia, ele pode te levar até a Ilha do Negro. Os dez convidados de Mr. Owen amargaram, ao longo da história, o que fizeram com outras pessoas. Alguns tiveram mais tempo e outros menos. No banheiro de Mr. Jigsaw é o “matar ou morrer”, enquanto algo ruim acontece lá fora ou ali mesmo. Esses malucos psicóticos!

4 – O Crime Perfeito
Ambos são exímios crimes perfeitos. O que você faz na situação de Larry ou Adam vendo aquele corpo ensanguentado e tocando em pertences alheios? O menor dos seus problemas é saber ou acusar Jigsaw – até porque, qual é o nome verdadeiro dele? -. Para os dez “negrinhos”, independente do que aconteça na casa, a maior vontade é sair da ilha. A tensão é evidente e faz o coração sair pela boca. Mas as provas são muito mais incriminadoras aos convidados.

5 – Agonia ou Tensão
Além de ambos serem de gêneros diferentes, Jogos Mortais lida com aquele terror de agonia, fazendo o espectador se reprimir na frente da TV com um homem se cortando ou decepando um membro. Para o leitor de E Não Sobrou Nenhum, a confusão mental e a tensão de um assassinato atrás do outro levam a uma “psicose” fictícia. Entretanto, ambos são frutos de uma ligação de vítima-executora, tendo relapsos de culpa, hesitação, histeria e raiva.

Lembrando sempre ao pessoal que está começando a ler o blog que podem acompanhar todas as segundas-feiras os novos posts. Para ler a sinopse de "E Não Sobrou Nenhum/ O Caso dos Dez Negrinhos, basta  clicar aquiDê um like, se você acessou esse link pelo Facebook, e compartilhe nas redes sociais as postagens. Se você quiser dar sua opinião, deixe nos comentários. Abraço galera e a Livraria Network agradece!

Sem comentários:

Enviar um comentário